Graça e paz amados,
Hoje vamos recordar uma das coisas que Cristo nos ensinou na oração dominical (PAI NOSSO), ela é o princípio básico, nos serve de exemplo para que possamos aprender a falar com Deus, não buscando apenas os nossos interesses como é costumes de alguns, e não esquecermos de glorificar a grandeza de Deus, ela também nos esclarece a importância da comunhão não somente com Deus mais igualmente com o nosso próximo.
O pão nosso de cada dia dá-nos hoje, Mateus 6:11, a palavra grega traduzida 'de cada dia' essa expressão é singular, única e tem sido variavelmente utilizada como 'pão nosso de cada dia' , quando falamos de pão apontamos não apenas para o alimento físico mas pode remeter para o 'pão futuro' 'pão da vida' Jesus.
Jesus si declarou: "Eu sou o pão da vida. Aquele que vem a mim nunca terá fome; aquele que crê em mim nunca terá sede. João 6:35.
Quando Cristo ministrou esse sermão para o povo, os instruindo a si alimentar dele, para que pudessem está saciados, porque quem dele si alimentar nunca mais terá fome e sede, porque ele é o pão da vida, muitos não entenderam e saíram de perto de Jesus, porque agora a sua pregação não gerou milagres físicos, mas apontava para um alimento maior, agora estava falando palavras que produziam alimentos no campo espiritual, aquela multidão achou pesado, não era bem o que eles queriam ouvir, que Jesus é o pão da vida, que devemos nos alimentar dele, e ficaríamos satisfeitos. Eles queriam simplesmente e apenas provisão terrena, para aquele momento, para satisfazer os seus desejos e porque não dizer caprichos.
Infelizmente, em nosso tempo, existem pessoas que não gostam da sã doutrina, a nossa geração está tão acostumada com 'recebe a chave da sua vitória' 'O seu milagre chega hoje' que quando é pregado Jesus Cristo como satisfação única, como o pão providenciado por Deus para alimentar a nossa vida, nos tirar da miséria e nos dar a vida eterna, O alimento eterno, essa mensagem até hoje não atrai grandes multidões mas somente aquele que entende que só Jesus é a razão de sermos livres e somente ele tem as palavras de vida eterna.
Quando encontramos satisfação somente em Cristo, podemos aprender a olhar pra ele como o nosso alvo, como a nossa vida, porque se aqui na terra as coisas não vão bem, sabemos que aqui não é o fim.
As aflições são reais na vida do justo, enquanto aqui vivermos padeceremos os males dessa terra, entretanto, se nos alimentarmos de Cristo, estaremos satisfeito com a vida eterna, acreditamos que em nome de Jesus todo joelho se dobrará, e que todas as coisas se fizeram possíveis aquele que crê.
Mas quando oramos pão nosso não devemos lembrar somente do alimento passageiro mas do pão da vida, porque aquilo que temos, que vemos é passageiro mas aquilo que não vemos é eterno. Encontre satisfação em Cristo, e os dias maus não te levaram ao desânimo, não te roubará a certeza do cuidado de Deus com você, porque a sua real motivação, o que diariamente te conforta e te sustenta é que aqui não é o fim.
Há três entendimentos teológicos básicos a respeito desse pão, A visão sacramental refere-se ao pão comunitário que representa o corpo do SENHOR, A visão escatológica é o pão que simboliza a vida em Cristo na eternidade, e a última visão talvez a mais exata que é a visão do sustento, que entende que somente de Deus vem o nosso sustento e real provissão.
Sabemos que todas as coisas vem de Deus, e que de fato ele é o nosso provedor, seja no pouco ou no muito a mão de Deus está no controle, quando Paulo chega a dizer, olha já tive abundância, e também já passei escassez, sei o que é ter pouco e o que é ter muito, tudo posso naquele que me fortalece, ele estava reconhecendo que Deus era quem de fato o sustentava em qualquer circunstâncias, devemos aprender a ser fiel no pouco ou no muito, devemos reconhecer a soberania de Deus, e depositarmos nele as nossas preocupações.
No mesmo capitulo de Mateus 6 se refere também as ansiedades da vida, Cristo nos adverte a não andarmos ansiosos pelo pão de cada dia, mas basta cada dia o seu mal, Ele não estava dizendo que estamos entregues a nossa própria sorte, mas que o nosso Pai celeste sabe o que de fato necessitamos, é claro que existem dificuldades e muitas vezes 'apertos' na vida do Cristão mas o Salmista deixou claro no Salmos 37:25: Já fui jovem e agora sou velho, mas nunca vi o justo desamparado, nem seus filhos mendigando o pão.
A certeza de que Deus está no controle é o bastante para te acalmar e fortalecer o seu ânimo, porque ele não vai deixar o pão de cada dia faltar, não andeis ansioso pelo dia de amanhã, aprenda a buscar contentamento em Deus para o dia de hoje, se Ele tem te colocado sobre o muito 'glória a Deus', se estás sobre o pouco 'glória a Deus', aprenda a confiar em Deus em todo o tempo, lançando sobre as suas preocupações porque Ele tem cuidado de você.
Lembre-se quando orares pedindo a Deus 'o pão de cada dia' o melhor você já tem que o pão da vida, é por Ele que você tem acesso a Deus para as suas orações ele é o vivo caminho, fomos gerados para essa viva esperança, que não somos mais órfãos mas pertencemos a Deus, como nação santa, sacerdócio real, propriedade exclusiva do qual fomos retirados das trevas para anunciarmos essa maravilhosa luz.
Creia! Deus não deixa o justo padecer, os seus olhos repousam sobre o justo, Ele está tento ao seu clamor e o livra de todas aflições.
Sejamos pois gratos a este Deus que diariamente tem providenciado o nosso sustento não somente físico mas providenciou para a nós, a liberdade que temos em Cristo, sabemos porém, que em tudo Deus suprirá as nossas necessidades e que não estamos sozinhos,
entramos pois com ousadia na presença de Deus Pai, mediante ao nome de Jesus e oremos porque Ele tem cuidado de nós.
Deposite diante dele cada uma das suas necessidade, Deus tem compromisso com o seu hoje, não ande preocupado com o seu amanhã, você não está lá, mas Deus sim, então descanse o seu coração e aprenda a usufruir diariamente do sustento que Deus tem te proporcionado, aprendendo a ser fiel seja no pouco ou no muito, mas seja fiel. Reconheça quem de fato é aquele que providencia todas as coisas e seja sempre grato pelo o pão de cada dia.
Viva o hoje, Encontre satisfação real em Jesus o pão da vida, e não se deixe abater pelas dificuldades da vida mas lembrando sempre que Deus cuida de você, portanto entregue o teu caminho a Ele, confia e o mais Ele fará.
Conheça o nossa canal no YouTube onde falamos de assuntos que tem como alvo edificar a nossa fé e também confronta-la para que possamos ser maduros e buscarmos profundidade em Deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário