quarta-feira, 23 de novembro de 2016

CUIDADO COM A CULPA.



Estamos em tempos onde vivemos na correria do dia dia, no anseio de conquistar, de crescer de prosperar, constantemente o sentimento de inferioridade se aproxima, tentando nos acusar de que por mais que nos esforçamos nada temos ou conquistamos, e esse sentimento de culpa doentio que não nos leva a lugar algum toma conta da alma aprisionando a muitos, tirando a liberdade ao invés de trazer arrependimento levando a mudança de vida. 

Hoje quero falar sobre esse sentimento chamado culpa, que vem desacompanhado de arrependimento. E podemos fazer aqui uma comparação entre Judas aquele a quem traiu Jesus e Pedro que negou a Jesus Cristo. Ambos sentiram - se culpados por causar mal a Jesus, no momento de maior sofrimento do Mestre, ele foi por todos abandonados e por dois dos seus discípulos traído. 

Sabemos dessas histórias, mas quero que você faça uma análise daquilo que não tem te levado a lugar algum, de sentimentos que não tem feito você crescer senão retroceder, desanimar e até mesmo pensar em parar, desistir.

 Jesus no momento em que foi traído por Judas, ele olhou em seus olhos e o chamou de amigo, Cristo viveu as suas próprias palavras, ele é a própria verdade, Jesus não foi irônico mas estava naquele momento mostrando a Judas que lhe concedia o perdão por aquele ato tão terrível, Judas se encheu de remorso, identificou a sua culpa, porém ao invés de buscar libertação do seu erro, e se render aos ensinamentos de Cristo, ele se rendeu a dureza do seu coração, e se suicidou.

 Triste é o fim daqueles que são consumidos pela culpa e não busca uma mudança de vida, uma transformação para a sua alma, mesmo sabendo que é necessário nos alimentar diariamente da palavra de Deus, quantas vezes passamos dias, semanas e até meses sem ao menos folia-la, triste realidade que nos levar ao sentimento de culpa, sabemos que estamos errados porém essa culpa sem arrependimento nos leva a repetição dos mesmos erros nos conduzindo a passos largos ao fracasso, e a cada dia nos tornamos distante de Deus.

Quando olhamos o sentimento que Pedro sentiu, quando o seu coração identificou a sua culpa, ele se arrependeu e chorou, creio que ele deve ter lembrando das próprias palavras de Jesus que o alertou que ele o negaria, com coração quebrantado e angustiado pelo seus erros, ele prosseguiu em arrependimento, ele não estava preso pela culpa, mas livre por meio do arrependimento.

Dêem fruto que mostre o arrependimento! Mateus 3:8

A tristeza segundo Deus produz um arrependimento que leva à salvação e não remorso, mas a tristeza segundo o mundo produz morte. 2 Coríntios 7:9 

Pedro ficou triste pelo seu erro, e essa tristeza gerou verdadeiro arrependimento, a ponto que na oportunidade que Pedro encontrou com Jesus, quando Cristo mandou chama-lo, e Jesus o perguntou Pedro você me ama? e ele pode demonstrar o seu amor e arrependimento de diante de Jesus.

Deus nos conhece, sabe como lidar com cada um de nós, ele nos proporciona oportunidades todos os dias, para se arrepender, levantar, lutar, vencer, sabemos onde devemos melhorar e principalmente onde devemos deixar Cristo nos melhorar, entender que culpa sem arrependimento não muda mas é extremamente perigoso, pois te leva a viver uma vida de falsidade, por fora é uma pessoa que aparenta santidade por dentro está cheio de si mesmo e longe de Deus. Portanto aquele a quem iremos prestar conta, tudo ver, nada é oculto diante dele.

Deus estar a procura de verdadeiros adoradores e Ele sabe que todo adorador por mais que o adore e o busque tem suas falhas e pecados, mas Deus muda a história daquele que se arrepende, porque aquele que se arrepende e deixa de praticar erros que desagradar a Deus encontra misericórdia, vida e salvação.

Portanto, analise a si mesmo, e veja se não há em ti esse sentimento de culpa que não tem te levado a lugar algum, você sabe que precisa melhorar como esposo, mas só há remorsos em você e isso não gera mudança, você sabe que precisa ter um compromisso maior com a casa de Deus, mas não há arrependimento apenas culpa com remorso e isso não gera transformação. Você sabe que precisa se esforçar mais para as coisas de Deus, você precisa renunciar muitas coisas que te roubam o tempo da oração, leitura da palavra de Deus, é chegado a hora e já chegou onde os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em Espírito e em Verdade. Arrepende -se e busque a misericórdia de Deus, Ele tem planos maravilhosos para sua história, seja pois zeloso e de boas obras.

Em todo tempo confie no Senhor e na força do seu poder, Deus é contigo! Arrepende-te e volte a prática das primeiras obras e volte ao primeiro amor, Deus deve ter o primeiro lugar na sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário